As Hienas de Lamont: o Tex Gigante de Ernesto Garcia Seijas vai ver a luz do dia depois de mais de uma década
outubro 18, 2011
Por José Carlos Francisco
No dia 18 de Novembro deste ano a Sergio Bonelli Editore enviará para os quiosques italianos o Tex Gigante mais aguardado de todos os tempos, tanto que muitos fãs e coleccionadores de Tex duvidavam que o já lendário Tex Gigante escrito por Claudio Nizzi e desenhado por Ernesto Garcia Seijas (é dele que falamos) visse alguma vez a luz do dia, mas tal como Sergio Bonelli anunciou em Julho no evento italiano denominadoRimini Comix 2011, após vários anos de repouso no limbo, será realmente publicado neste Outono fazendo com que a série este ano tenha uma reduplicação (tal como aconteceu em 1996 com as edições desenhadas por Roberto Raviola (Magnus) e Jordi Bernet), já que em Julho tivemos o habitualTexone (alcunha do Tex Gigante na Itália) de Verão, o nº 25, escrito por Gianfranco Manfredi e desenhado por Carlos Gomez, com o título “Verso l’Oregon“.
A decisão (uma das últimas tomadas em vida, em virtude do seu inesperadofalecimento em 26 de Setembro) de Sergio Bonelli em publicar este Tex Gigante prendeu-se com o facto de Nizzi ter-se aposentado definitivamente e o editor milanês ter querido que todas as suas histórias fossem publicadas.

Este Tex Gigante que estava guardado numa das gavetas de Sergio Bonelli há vários anos tem então argumento e roteiro de Claudio Nizzi e foi desenhado pelo argentino Ernesto Garcia Seijas tendo como título de trabalho “I quattro giustizieri” (Os Quatro Justiceiros). Nas páginas que tivemos acesso (conforme se pode constatar neste texto) comparecem, com efeito, todos os quatro pards.
Seijas começou a trabalhar nesta história no já longínquo ano de 2000 e segundo consta, na programação da Sergio Bonelli Editore a história deveria figurar no 17° albo speciale (nome dado na Itália ao Tex Gigante) e portanto ser publicada em Julho de 2003. Por outro lado Seijas terminou os desenhos, por causa da sua lentidão, somente quatro anos depois do seu início.

Houve um chumbo? Tudo indica que sim, ao menos em parte. Falava-se em surdina, que na história havia mulheres a mais. A especialidade, no fim de contas, do artista argentino. Numa entrevista concedida em exclusivo por Ernesto Garcia Seijas, ao nosso blogue do Tex, o próprio Seijasexplicou o sucedido a Jesus Nabor e confirmava os rumores: “Sergio Bonelli controla pessoalmente cada página de Tex. Inclusive neste Texone ainda inédito, houve 11 páginas que tive de refazer, porque apareciam mulheres e Sergio Bonelli não entendia porque apareciam essas mulheres ali, já que não eram necessárias para a história. Ele fez com que mudassem o argumento e eu tive de refazer as páginas. Parece que a ele, não lhe agrada que apareçam muitas mulheres nas histórias de Tex.”

Sergio Bonelli brincava com a situação, convidando os cobiçosos curiosos para visionarem as páginas no seu gabinete situado na Via Buonarroti, “estão todas ali dentro“, dizia, “numa gaveta“. Entretanto em torno deste Tex Gigante cresceu pouco a pouco uma auréola de mistério cada vez mais densa, todos falavam mas ninguém sabia nada de concreto.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
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